Wednesday, November 16, 2005

O Contador de Histórias


Afinal ainda se fazem esforços para o desenvolvimento e divulgação da literatura e ainda existem actividades dignas do mais notável louvor. Para quem ainda não conhece, aqui fica a sugestão para dar um saltinho a www.ocontadordehistorias.com.

Já a contar 8 anos, o grupo O Contador de Histórias consegue manter da forma mais estimulante, a tradição já perdida da narração oral. Tudo começou com a leitura de poesia mas neste momento as actividades do grupo estendem-se já a diversas outras actividades, de salientar particularmente as de vertente pedagógica. O programa “A poesia não tem grades” levado a cabo nas prisões de Sintra e de Tires, ou as actividades de animação desenvolvidas nos centros de pediatria dos hospitais em colaboração com a Fundação do Gil, são apenas alguns exemplos das acções do grupo.

Depois de ter estado presente na “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias”, aqui fica o conselho dos Jovens Escritores a todos os novos autores que se queiram aventurar na literatura infantil. Vale a pena participar nas actividades do grupo, compreender e aprender. Nada como assistir e entender o lado de quem lê para saber melhor como escrever.

Para aqueles que dedicam as palavras a outros campos que não o infantil, vale a pena a experiência pelo conhecimento geral que se adquire. Foi o próprio José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, que afirmou que a leitura de contos infantis deveria ser obrigatória para adultos. Para além das lições de vida contidas nos contos infantis, é de salientar ainda a importância das histórias a nível de construção de narrativa e desenvolvimento da imaginação.

O Contador de Histórias continua a organizar Oficinas e outras actividades. Basta aceder ao site e consultar o calendário. Os Jovens Escritores recomendam-no vivamente!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home